Home Bcn Com a presença de veterano, Temer inaugura exposição no DF sobre 2ª Guerra

Com a presença de veterano, Temer inaugura exposição no DF sobre 2ª Guerra

5 primeira leitura
0

O presidente Michel Temer (centro), durante a abertura de uma exposição no Planalto sobre a 2ª Guerra (Foto: Guilherme Mazui)

 

Mostra ‘Entre a Saudade e a Guerra’ ficará aberta ao público no Palácio do Planalto até 5 de julho. Em discurso, presidente citou luta de soldados brasileiros pela democracia.

 

Com a presença do coronel Nestor da Silva, o presidente Michel Temer inaugurou nesta quinta-feira (17) em Brasília a exposição “Entre a Saudade e a Guerra”, no Palácio do Planalto.

Na mostra, são exibidos documentos e fotos que contam a história da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Durante o discurso de inauguração da mostra, Temer citou o “exemplo” dos soldados brasileiros durante a guerra, acrescentando que a Força Expedicionária tinha “devoção” ao país e atuou em nome da democracia.

“Não há homenagem alguma bastante para exaltar aqueles que, sob o comando do general Mascarenhas, enfrentaram a morte em nome da liberdade. Os que regimes que [os soldados] foram combater [na Europa] eram fechados e centralizados. Foram combater em nome da democracia, não só em nome do Brasil”, afirmou o presidente.

“[Ao] prestar tributo à FEB e à solidariedade e demais virtues que moviam os soldados – coragem, persistência, devoção ao Brasil – não há melhor forma de honrar os pracinhas que manter vivas essas virtudes”, completou.

A mostra ficará em exibição na entrada principal do Palácio Planalto e tem o objetivo de resgatar a memória sobre a atuação dos soldados brasileiros na guerra, encerrada há 73 anos.

A 2ª Guerra Mundial durou de 1939 a 1945 e, no continente europeu, se encerrou oficialmente em 8 de maio de 1945, com a rendição da Alemanha. O Japão seguiu lutando na Ásia até agosto daquele ano.

Visitas

A Secretaria-Geral da Presidência informou que a exposição “Entre a Saudade e a Guerra” será aberta ao público a partir desta sexta (18). A mostra se estende até 5 de julho, de terça-feira a domingo.

As visitas serão feitas em grupos de até 35 pessoas, com saída de hora em hora. Com entrada grátis, será preciso agendar a visita pela internet.

Segundo a Secretaria-Geral, um dos destaques da exposição é um mapa que mostra o trajeto percorrido pela FEB durante sua campanha na Itália ao longo da 2ª Guerra.

Entre os objetos que compõem a mostra está a bandeira brasileira usada pelo Marechal Mascarenhas de Moraes na campanha da FEB, além de coleção de comendas e insígnias que representam os atos de “abnegação e bravura dos nossos valentes soldados”.

Serviço

Exposição “Entre a Saudade e a Guerra”:

  • Local: Palácio do Planalto
  • Entrada: grátis
  • Horários: terça a sexta-feira, grupos de 35 pessoas a cada hora (10h, 11h, 14h e 15h). Sábado e domingo, grupos de 35 pessoas a cada hora (9h, 10h, 11h, 12h, 13h e 14h)
  • Observação: não haverá visitas às segundas-feiras e nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo.

Fonte: G1

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Bcn

Veja Também

Polícia reprime violentamente protesto contra Ortega na Nicarágua

Homem é preso pela polícia durante protestos contra o governo de Daniel Ortega em Manágua,…