Home Bcn Notícias BCN Filme levanta a onda de liberdade que se ergueu no mar, em 1976, em festival que reuniu Raul Seixas, Rita Lee e Angela Ro Ro

Filme levanta a onda de liberdade que se ergueu no mar, em 1976, em festival que reuniu Raul Seixas, Rita Lee e Angela Ro Ro

4 primeira leitura
0

Evento será sediado em Katowice, na Polônia, até 14 de dezembro. Principais debates envolvem relatório do IPCC sobre o aquecimento global e cumprimento do Acordo de Paris.

 

“Foi uma ânsia de liberdade dentro do sufoco da ditadura”. Ouvida já na parte final do documentário Som, sol & surf – Saquarema, a frase de Nelson Motta sintetiza o espírito do festival de música que Motta orquestrou em 1976 na cidade litorânea de Saquarema (RJ) no mesmo fim de semana em que era realizado um campeonato de surf na região fluminense.

Dirigido e roteirizado por Helio Pitanga a partir da recuperação e restauração do registro cinematográfico do festival, captado em 16 mm sob direção de Gilberto Loureiro, o filme – exibido ontem, 1º de dezembro de 2018, na mostra Mimo no Estação, braço carioca do Festival Mimo de Cinema – se escora na exibição dessas imagens raras e valiosas para corroborar tudo o que é dito por artistas, produtores e espectadores em depoimentos colhidos por Pitanga.

As imagens valem por milhões de palavras. Todos os testemunhos sobre o espírito libertário do festival, a good vibe das tribos em comunhão, as alterações dos estados de percepção, a precariedade da infra-estrutura da cidade (e da produção do festival) – potencializada por chuva torrencial que desabou no primeiro dia do evento e transformou Saquarema em mar de lama – soam críveis porque as imagens referendam tudo o que é dito.

Nessa versão tupiniquim do Woodstock, o line-up do festival justifica por si só o culto da memória dessa onda hippie de liberdade que se ergueu no mar de Saquarema, em ano de águas ainda revoltas no Brasil.

Cartaz do filme 'Som, sol & surf – Saquarema' — Foto: Reprodução

Cartaz do filme ‘Som, sol & surf – Saquarema’ (Foto: Reprodução)

Artistas que mantiveram hasteada a bandeira do rock naquela década de 1970, marcada pela hegemonia da MPB no mainstream fonográfico, Raul Seixas (1945 – 1989) e Rita Lee marcaram a devida presença no festival Som, sol & surf – Saquarema e, por isso mesmo, também são justos os generosos espaços concedidos a ambos no roteiro do documentário, com a reprodução de números integrais extraídos dos registros das respectivas apresentações dos roqueiros.

Fonte: G1

Carregar mais por BCN

Veja Também

Grupo Parlamentar Brasil/Itália pede para Temer extraditar Battisti

Por Agência Brasil O presidente do Grupo Parlamentar Brasil/Itália, deputado federal Ruben…