Home Internacional Secretário dos EUA vai a Coreia do Norte discutir nuclearização

Secretário dos EUA vai a Coreia do Norte discutir nuclearização

3 primeira leitura
0

É a terceira visita de Mike Pompeo de Estado dos EUA ao país

 

 

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, embarcará para a Coreia do Norte nesta quinta-feira (5), em sua terceira visita oficial a Pyongyang, para conversar com o líder Kim Jogn-un sobre um plano concreto para a desnuclearização da península.

O anúncio da reunião veio em entrevista coletiva da porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, que afirmou que Pompeo vai “continuar o atual e importante trabalho de desnuclearização da península coreana”. O objetivo é reduzir as tensões, buscar estabelecer prazos para desmantelar o programa nuclear e seguir com a conversa iniciada em 12 de junho entre Kim e o presidente norte-americano, Donald Trump, no encontro de Singapura.

A viagem termina dia 7 de julho, mas continua a missão de Pompeo, que visitará também Tóquio (7-8 de julho), Hanoi (8-9 de julho), Abu Dabhi (9-10 de julho) e Bruxelas (10-12 de julho).

Em Tóquio, o secretário de Estado vai discutir com os líderes políticos do Japão e da Coreia do Sul o “empenho compartilhado em verificar a finalizada desnuclearização do Norte, além de questões bilaterais e regionais”. O mesmo tema será conversado em Hanoi.

Já em Abu Dhabi, o foco é o fortalecimento da ligação Estados Unidos-Emirados Árabes Unidos, tanto em economia quanto em segurança. Em Bruxelas, Pompeo e o presidente Trump irão à cúpula da OTAN, que terá em sua pauta os gastos militares de cada país da aliança, além de um encontro da coalizão contra o Estado Islâmico. (ANSA)

Fonte: Notícias ao Minuto

Carregar mais por Internacional

Veja Também

Polícia Civil deflagra ação de combate ao tráfico próximo de escolas

Coordenada pelo Conselho dos Chefes de Polícia Civil, operação Anjos da Lei contou com par…