Home Saúde SP vai estender vacinação contra febre amarela para todo o estado a partir desta segunda

SP vai estender vacinação contra febre amarela para todo o estado a partir desta segunda

3 primeira leitura
0

Secretaria Estadual da Saúde alerta que vírus ainda está ativo no estado.

 

 

 

Todos os 645 municípios do estado vão vacinar os moradores contra a febre amarela, a partir de segunda-feira (18), informou a Secretaria Estadual de Saúde. Metade dos paulistas ainda não tomou a vacina. Entre 2006 até hoje, 50% da população se vacinou.

PUB

Para o coordenador de controle de doenças da Secretaria Estadual da Saúde, Marcos Boulos, a febre amarela veio para ficar e, independentemente de onde a pessoa mora, é importante tomar a vacina.

“No inverno diminui o número de casos. Mas, certamente o vírus ainda continua acontecendo. Estamos vendo mortes de macacos ainda com vírus. Isso significa que se as pessoas estiverem perto de regiões de matas correm o risco de ter febre amarela”, explica Boulos.

No estado, 561 pessoas contraíram a doença de 2017 até agora, e 214 morreram. De 25 de janeiro a 16 de março, o estado fez uma campanha em 53 municípios prioritários, mas pouco mais da metade da meta foi atingida.

Vacinação volante

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a morte de mais três macacos por febre amarela na capital. Foram dois saguis e um bugio que morreram em maio nos distritos de Parelheiros, na zona sul, Cangaíba, zona leste, e São Domingos, na zona norte.

Neste sábado (16), equipes de três unidades de saúde foram às ruas em busca de quem ainda não tomou a vacina no distrito de São Domingos. Os funcionários foram de casa em casa, pelo comércio e até no trânsito aplicando a dose em quem ainda não tinha procurado por um posto de saúde.

Foi o segundo dia do trabalho volante. A diretora da UBS Vila Mangalot, Maria Aparecida Miranda, conta que na sexta-feira (15) as equipes visitaram 600 casas. A meta de hoje é maior. “Estamos pretendendo realizar em torno de 800 a 1.000 visitas”, explica a diretora.

Fonte: G1

Carregar mais por Saúde

Veja Também

Preços de produtos da ceia de Natal têm variação de até 210% em Vitória, diz Procon

Foram comparados os valores de 85 itens de diferentes marcas. O preço das nozes foi o que …