Home Bcn ‘Tornado de fogo’ em incêndio na Califórnia teve ventos de 230 km/h

‘Tornado de fogo’ em incêndio na Califórnia teve ventos de 230 km/h

4 primeira leitura
0

Combinação de fogo e ventos foi causada pela força do incêndio e pode ter sido o mais forte fenômeno desse tipo já registrado nos EUA

 

 

O incêndio florestal que consumiu uma enorme área no norte da Califórnia (EUA) gerou um fenômeno meteorológico raro e assustador na última semana. Enquanto destruíram a cidade de Redding, as chamas se uniram a correntes de ar para formar um tornado de fogo.

Segundo meteorologistas, os ventos que formaram esse tornado podem ter chegado a 230 km/h. Isso colocaria o fenômeno, registrado no início da noite da quinta-feira passada (26), como um dos mais poderosos já registrados na Califórnia em todos os tempos.

Pelo menos seis pessoas morreram e diversas outras ainda estão desaparecidas após o incêndio, chamado Carr pelas autoridades.

Destruição em Redding

Conforme o governo começa a ter acesso à cidade de Redding, os efeitos do tornado vão se tornando mais visíveis. Torres de transmissão de eletricidade foram derrubadas, árvores foram arrancadas do solo e inúmeras casas foram arrasadas pela combinação de vento e chamas.

Em entrevista ao BuzzFeed News, o diretor do laboratório de pesquisas sobre incêndios e clima da universidade San José State, Craig Clements, disse que “este pode ser o mais forte fenômeno de tornado induzido por fogo já registrado”.

De acordo com outros meteorologistas, a diferença do fenômeno da quinta-feira passada para tornados comuns é que as correntes de ar que o formaram foram criadas pelo próprio incêndio.

No vídeo abaixo, feito por um helicóptero pelo cinegrafista amador Rob Anderson, é possível ver o movimento das chamas.

Neste outro vídeo, um morador de Redding, Justin Sanchez, registrou o tornado logo após subir numa caçamba de caminhonete para fugir das chamas. Ele contou ao jornal Los Angeles Times que entrou em casa para pegar fotos objetos pessoais, quando o tornado estava a cerca de 10 quilômetros, mas precisou fugir correndo porque as chamas se aproximavam perigosamente.

Fonte: R7

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Bcn

Veja Também

Polícia reprime violentamente protesto contra Ortega na Nicarágua

Homem é preso pela polícia durante protestos contra o governo de Daniel Ortega em Manágua,…