Desde início do ano, vírus da doença já matou 158 no País. Vacinação é voltada aos grupos considerados vulneráveis, como idosos e crianças

 

Este sábado (12) é o “Dia D” de mobilização contra a gripe em todo o Brasil. Por causa disso, todos os postos de saúde do país vão estar abertos para a vacinar o público-alvo contra o vírus influenza, que causa a gripe e pode levar a uma infecção respiratória grave.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 9 de maio, quase 14 milhões de brasileiros já tinham sido vacinados. A meta é vacinar 54,4 milhões de pessoas até o final da campanha, dia 1º de junho. Portanto, mais de 40 milhões de brasileiros deverão se vacinar.

Continua depois da publicidade

Entre o público-alvo, estão 43 milhões são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas — até 45 dias após o parto.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para se vacinar, basta levar um documento com foto e, se possível, a carteirinha de vacinação e o cartão SUS.

Casos de gripe no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, desde o início do ano, até 5 de maio, foram registrados 1.005 casos de influenza em todo o país, 158 pessoas morreram.

Do total, 597 casos e 99 óbitos foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 208 casos e 30 óbitos. Ainda foram registrados 112 casos e 13 óbitos foram por influenza B e os outros 88 casos e 15 óbitos por influenza A não subtipado.

Vacinação em São Paulo

Em São Paulo, os postos de saúde vão estar abertos entre 8h e 17h. Além das unidades fixas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo também disponibilizará postos volantes para a vacinação em locais como shoppings, igrejas e supermercados. Clique aqui para ver a lista completa com os locais de vacinação..

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até a última quarta-feira (9), 812.073 pessoas já tinham sido vacinadas contra a gripe.

A meta do município é atingir 90% das 2,3 milhões de paulistanos que compõem os grupos prioritários da ação. Até o momento, a cobertura vacinal da campanha está em 29,2%, de acordo com a secretaria.

O público que mais compareceu aos postos de saúde da capital são as pessoas com mais de 60 anos. Mais de um milhão de idosos já se vacinaram. O público menos presente são as crianças entre 6 meses e 5 anos, até o momento, 675 mil tomaram a dose.

Fonte: R7

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Bcn

Veja Também

O Corinthians foi valente. Mas o Cruzeiro calou o Itaquerão

A merecida festa cruzeirense. Título que calou o Itaquerão/Cruzeiro Mano Menezes montou se…