Home Bcn Adolescente é morto após ser baleado por PM durante ação policial em Manaus; SSP exige apuração ‘rigorosa’

Adolescente é morto após ser baleado por PM durante ação policial em Manaus; SSP exige apuração ‘rigorosa’

7 primeira leitura
0

Vítima de 16 anos foi baleada perto de campo de futebol da Mini Vila Olímpica do bairro Santo Antônio, na Zona Oeste da capital. Polícia foi ao local após denúncia de indivíduos armados.

 

 

O adolescente Hering da Silva Oliveira, de 16 anos, morreu após ser atingido por um tiro nas costas, próximo a um campo de futebol, na tarde desta quinta-feira (25). O caso ocorreu no bairro Santo Antônio, Zona Oeste de Manaus. Populares afirmam que a vítima foi baleada por policiais militares durante uma abordagem. Em relatório, a Polícia Militar (PM-AM) afirma que policiais foram recebidos a tiros no momento da ação.

O caso ocorreu por volta das 16h em uma área de construção, ao lado da Mini Vila Olímpica do bairro, onde algumas pessoas jovagam futebol. Moradores da região relataram que a vítima estava com um grupo de pessoas quando policiais chegaram ao local. Eles afirmam que os militares se aproximaram do grupo já disparando tiros.

Caso ocorreu perto de Mini Vila Olímpica do Santo Antônio — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Caso ocorreu perto de Mini Vila Olímpica do Santo Antônio (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

 

Durante a ação, o jovem tentou fugir, mas foi atingido por um tiro nas costas, ainda na área em obras. Mesmo ferido, ele conseguiu pular o muro da Mini Vila Olímpica, onde percorreu alguns metros e caiu.

Pessoas que estavam no local ajudaram a carregar a vítima de volta para o terreno em construção, onde estavam os policiais, que o levaram até o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do São Raimundo. Hering, no entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade.

Familiares fizeram protesto após morte de adolescente — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Familiares fizeram protesto após morte de adolescente (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

Versão da PM

Os policiais que atenderam a ocorrência se apresentaram no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Eles afirmam que foram recebidos a tiros no local e que a vítima também estava com uma arma.

Os policiais militares que atenderam a ocorrência e seis adolescentes que estavam no lugar já foram ouvidos. A arma do policial e um revólver calibre 38, com projéteis deflagrados, e que estaria supostamente em posse do adolescente, também foram entregues para investigação.

Protestos da população

Após o ocorrido, moradores da região realizaram um protesto em frente ao 5º DIP, situado próximo ao local onde a vítima foi baleada. Algumas pessoas que participaram do ato apedrejaram a fachada da delegacia.

Durante protesto, 5º DIP chegou a ser depredado — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Durante protesto, 5º DIP chegou a ser depredado (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

Circunstâncias do crime serão apuradas

O secretário de segurança pública do Amazonas, Coronel Amadeu Soares, determinou apuração célere e rigorosa sobre as circunstâncias da morte do adolescente.

Segundo a SSP, um inquérito foi aberto pela Polícia Civil do Amazonas e outro pela Polícia Militar para apurar o caso.

O corpo do jovem deve também ser submetido ao exame residuográfico para identificar a presença de pólvora em suas mãos.

“Estamos apurando. A decisão mais sensata a ser tomada é aguardar os exames que foram requisitados para a perícia no corpo do adolescente. Esse detalhe vai ajudar a elucidar os fatos. Os outros adolescentes foram ouvidos e os policiais também. Mas a perícia será fundamental para chegar à verdade”, disse o secretário de segurança por meio de nota.

O comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Cláudio Silva, disse que a apuração será minuciosa. “Vamos aguardar os procedimentos solicitados pela Polícia Civil. Não podemos falar nada em relação aos fatos enquanto não houver o resultado dos exames. Garantimos a isenção da apuração e com base na perícia tomaremos todas as medidas necessárias”, afirmou.

Fonte: G1

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por Bcn

Veja Também

Desembargador do TRF-2 manda soltar Michel Temer, diz jornal

Informações foi repassada pelo advogado Eduardo Canelós a aliados do emedebista A soltura …