Home Bcn Apuração de votos nas eleições no DF deve ser mais rápida este ano

Apuração de votos nas eleições no DF deve ser mais rápida este ano

4 primeira leitura
0

Os 2.084.356 eleitores do Distrito Federal terão à disposição 612 locais para votar, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) %u2014 13 a mais que em 2014

 

 

Enquanto, historicamente, o eleitor escolhia primeiro o candidato a deputado distrital, em 2018, o pontapé ocorre com o postulante à Câmara dos Deputados. O seguimento, portanto, será: deputado federal, distrital, dois candidatos ao Senado, governador e presidente. Aqueles que não puderem comparecer à seção terão 60 dias para justificar a ausência, a partir da data do pleito (veja quadro).

A expectativa é de que a apuração de votos ocorra de forma mais rápida, pois cresceu em 35% o número de pontos de transmissão de resultados das urnas para o TRE-DF: serão 594 neste ano, contra os 440 do último pleito. Na prática, portanto, o quantitativo cobre 97,05% dos locais de votação. “Mapeamos todos os locais, verificando as condições de conectividade, e chegamos a um percentual bastante significativo”, disse o Coordenador de Planejamento das Eleições, Marcello Soutto Mayor.

O pleito de outubro contará com 7.719 urnas. Para transmitir, por meio de um túnel VPN, os dados delas para o TRE, serão usados computadores das escolas. As informações são criptografadas e possuem uma assinatura digital.

O secretário de Tecnologia de Informação, Ricardo Negrão, ressaltou a segurança do sistema e descartou a possibilidade de eventuais fraudes. “Um hacker poderia invadi-lo? Sim. Mas precisaria de 20 anos. E ele terá apenas algumas horas. Na última eleição, fizemos a totalização em duas horas. Outro ponto é que as urnas não contam com wi-fi, bluetooth ou rede. Logo, ele teria de entrar na seção, de forma invisível, e abri-la com uma chave de fenda”, pontuou.

Justificativa

Com o prazo de 60 dias a contar da data do pleito (1º e 2º turno), os eleitores terão à disposição nove locais com Mesas Receptoras de Justificativas (MRJs) para fundamentar a ausência. Só quem se enquadra entre as exceções abaixo listadas pode fazê-lo em qualquer seção de votação.
Quem tem mais de 60 anos, enfermos, lactantes, gestantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
Cadastrados para votar em trânsito em outra unidade federativa e por qualquer motivo permaneceram no Distrito Federal;
Eleitores das seções instaladas em localidades de difícil acesso, como áreas rurais.

Pontos de recebimento de justificativas eleitorais:
» Pátio Brasil (14 MRJs);
» Rodoviária Interestadual (4 MRJs);
» Escola Classe 1, em Sobradinho (8 MRJs);
» Centro de Ensino Infantil 210, em Samambaia (7 MRJs);
» Estádio Nacional de Brasília (18 MRJs);
» Colégio Marista Champagnat, em Águas Claras (18 MRJs);
» Faciplac, no Gama (6 MRJs);
» Aeroporto (10 MRJs);
» Fundação Bradesco (10 MRJs).

Fonte: Notícias ao Minuto

 

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por Bcn

Veja Também

Polícia Civil prende por tráfico de drogas casal que ostentava vida de luxo em bairro da periferia de Presidente Epitácio

Dinheiro, celulares e documentos apreendidos pela Polícia Civil na residência do casal Dup…