Home Bcn Base será montada e helicóptero deve ser enviado para reforçar buscas por piloto que desapareceu após queda de avião em MT

Base será montada e helicóptero deve ser enviado para reforçar buscas por piloto que desapareceu após queda de avião em MT

7 primeira leitura
0

Maicon estava em aeronave que caiu em Mato Grosso

Grupo de voluntários, policiais e bombeiros procuram pelo piloto em uma área de mata fechada. Piloto, do Paraná, teria sobrevivido ao acidente e se perdido na região.

 

As buscas pelo piloto Maicon Semencio Esteves, de 27 anos, desaparecido desde domingo (4) depois que o avião agrícola que ele pilotava caiu em uma área de mata fechada no Distrito de União do Norte, em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá, continuam nesta quarta-feira (7).

A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) informou que um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) deve decolar de Cuiabá para Peixoto de Azevedo nesta quarta-feira e vai reforçar as buscas.

Avião agrícola caiu em área de mata em Peixoto de Azevedo — Foto: Polícia Militar de Mato Grosso/Divulgação

Avião agrícola caiu em área de mata em Peixoto de Azevedo (Foto: Polícia Militar de Mato Grosso/Divulgação)

Os destroços do avião foram encontrados por trabalhadores de uma fazenda próxima ao local do acidente, no entanto, não havia sinal do piloto. A família suspeita que ele tenha saído com vida dos destroços e se perdido na mata densa.

 

Um grupo de 15 voluntários, três bombeiros e oito policiais militares estão na região e tentam localizar o piloto. A área é de aproximadamente 6 mil hectares de mata fechada.

Na terça-feira (6) o grupo encontrou um papel a 2 km do local do acidente. O documento é de uma carabina de pressão que pertence a Maicon. As buscas são feitas durante o dia e encerradas ao final do dia. Os militares dormem no distrito, que fica a mais de 50 km do local da queda da aeronave.

Maicon estava em aeronave que caiu em Mato Grosso — Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

Maicon estava em aeronave que caiu em Mato Grosso (Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução)

Segundo a Sesp, uma base militar deve ser montada no Distrito de União do Norte, onde os policiais e o helicóptero terão apoio durante a operação.

 

Um caminhão-tanque carregado de combustível também será enviado para a base e fará o abastecimento da aeronave, já que não existe local próximo para fazer o reabastecimento do helicóptero.

Nos primeiros dias de busca esperava-se o reforço de helicópteros ou da própria Força Aérea Brasileira (FAB), o que não aconteceu.

O acidente

Maicon mora em Primeiro de Maio, cidade do Paraná, e trabalha com aviação agrícola. Ele comandava um avião, modelo Neiva EMB-201, matrícula PT-GSH. Ele saiu de Porto Nacional, no Tocantins, para fazer um translado até Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, quando sofreu o acidente.

Avião agrícola caiu em uma área de mata no Distrito de União do Norte, em Peixoto de Azevedo — Foto: Polícia Militar de Mato Grosso/Divulgação

Avião agrícola caiu em uma área de mata no Distrito de União do Norte, em Peixoto de Azevedo ( Foto: Polícia Militar de Mato Grosso/Divulgação)

A família esteve no local e diz que a cabine da aeronave estaria intacta e com a porta aberta, o que indicaria que Maicon teria deixado o local. Também não foram encontradas marcas de sangue.

Em um áudio enviado para a namorada, ao qual o G1 teve acesso, Maicon diz que sairia de Porto Nacional em direção a Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, onde faria uma parada para abastercer.

De lá, seguiria para Matupá, a 696 km da capital, novamente para fazer um segundo abastecimento. A viagem terminaria em Alta Floresta.

O local é de difícil acesso e o ponto de comunicação mais próximo fica a 8 quilômetros do lugar em que a aeronave caiu.

Em nota, a FAB informou que investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), vão apurar as causas do acidente.

Fonte: G1

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por Bcn

Veja Também

Lula é indiciado por lavagem de dinheiro e tráfico de influência

O filho do ex-presidente também foi indiciado A Polícia Federal indiciou o ex-presidente L…