Bill Gates mostraum pote de excremento humano durante um fórum em Pequim (China), em 6 de novembro de 2018

Bill Gates surpreendeu nesta terça-feira em Pequim quando apareceu ao lado de um pote de vidro cheio de excremento para denunciar a falta de banheiros, um sério problema de saúde para os países em desenvolvimento.

“Nos lugares onde não há instalações sanitárias, tem muito mais disso”, afirmou, assinalando o pote, durante um fórum sobre o futuro das instalações sanitárias realizado em Pequim.

“E é a isso que as crianças são continuamente expostas quando brincam, e é por isso que relacionamos isso não apenas com a qualidade de vida, como também com doenças, morte e desnutrição”, acrescentou.

O fundador da Microsoft explicou que mais da metade da população mundial carece de banheiros limpos e apropriados.

“Quando você pensa em coisas que são básicas, junto com a sáude e ter o que comer, ter uma privada faz parte desta lista”, acrescentou.

O fórum, chamado “Reinvented Toilet Expo”, é organizado pela Fundação Bill e Melinda Gates e apresenta tecnologias de ponta em termos de banheiros e sistemas sanitários para torná-los mais baratos e fáceis de instalar.

A China, a segunda economia mundial, está imersa em uma campanha nacional para melhorar seus banheiros, no que o presidente Xi Jinping chamou de “revolução”.

“A China fez grandes progressos para melhorar a saúde e os serviços sanitários para milhões de pessoas”, destacou Gates.

Segundo a Unicef, 892 milhões de pessoas no mundo são obrigadas a fazer suas necessidades no lado de fora de casa, no mato.

Fonte: AFP

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por Bcn

Veja Também

Transporte público funciona parcialmente em dia de paralisação

Manifestantes voltam às ruas do país Diversas cidades brasileiras registram hoje (14) mani…