Home Bcn China inaugura maior ponte marítima do mundo entre Hong Kong e Macau

China inaugura maior ponte marítima do mundo entre Hong Kong e Macau

3 primeira leitura
Comentários desativados em China inaugura maior ponte marítima do mundo entre Hong Kong e Macau
0
107

A China inaugurou a maior ponte e túnel marítimos do mundo nesta terça-feira, conectando o centro financeiro de Hong Kong, o polo de jogos de azar de Macau e os extremos ocidentais do

A ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau é formada por quase 35 quilômetros de seções de ponte e estrada e um túnel de 6,7 quilômetros entre ilhas artificiais para permitir que as mercadorias circulem sem obstáculos.

O presidente chinês, Xi Jinping, comandou a inauguração na manhã desta terça-feira, mas disse pouco além de declarar a ponte oficialmente aberta ao espocar de fogos de artifício projetados em uma tela às suas costas.

O vice-primeiro-ministro chinês, Han Zheng, disse que a ponte ajudará a desenvolver o projeto estratégico chinês de uma “Área de Baía Ampliada” em torno do Delta do Rio Pérola nos moldes de outros dínamos econômicos globais, como a Baía de San Francisco e a Baía de Tóquio.

“Diante deste novo ponto de partida histórico, acreditamos firmemente que a abertura da ponte desenvolverá ainda mais a vantagem especial de Hong Kong e Macau”, disse Han em um discurso na cerimônia.

A ponte, que serpenteia pelo Delta do Rio Pérola a partir da ilha de Lantau de Hong Kong e passa ao largo dos cassinos espalhafatosos de Macau, iniciará suas operações na quarta-feira, quando alguns serviços de ônibus começam a circular.

As autoridades de Hong Kong defenderam o investimento de 15,31 bilhões de dólares dizendo que consolidará sua posição como um polo regional de aviação e logística.

Mas alguns críticos veem a ponte como um elefante branco que é parte de um esforço chinês múltiplo para exercer um controle maior sobre Hong Kong, que o Reino Unido devolveu a Pequim em 1997 prometendo à ilha preservar o alto grau de autonomia e as liberdades individuais negadas na China continental.

Fonte: Reuters

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por Bcn
Comentários estão fechados.

Veja Também

Prazo para regularizar situação no BPC vai até 31 de março

Data é para quem nasceu no primeiro trimestre As pessoas que recebem o Benefício de Presta…