Prefeito de São Paulo disse nesta quinta-feira (8) que nova fase começa no dia 1º de março e tem previsão de término em 30 de junho

 

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou o investimento de R$ 200 milhões no programa Asfalto Novo e, com isso, irá asfaltar 147 km de ruas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (8).

O investimento irá vir da seguinte forma: R$ 45 milhões do Tesouro Municipal, R$ 100 milhões do fundo de multas, R$ 25 milhões da SPTrans (São Paulo Transporte) e R$ 30 milhões financiados pelo banco Santander.

“Algumas áreas recapeadas não viam asfalto novo há 35 anos. Esse é um compromisso da cidade de São Paulo e felizmente nós estamos cumprindo graças ao bom trabalho que vem sendo realizado”, disse.

Nesta nova fase, que começa no dia 1º de março e tem previsão de término em 30 de junho, serão recapeadas mais de 60 vias, num total de 147 km, contemplando todas as Prefeituras Regionais. Entre as vias está a marginal Tietê, que terá 23 km recapeados, e a avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.

A avenida do Estado é outra via e terá as obras realizadas com os recursos provenientes do financiamento junto ao Santander. Serão asfaltados 9,7 km no trecho entre a Pres. Castelo Branco-Marginal do Tietê e o viaduto Grande São Paulo. A mesma avenida terá ainda mais 3 km recapeados em uma próxima etapa, totalizando 12,7 km.

“Começamos pela zona leste muito forte e também pela zona sul na primeira fase, principalmente nas regiões periféricas que tinham uma necessidade, e agora nós já estamos atendendo as 32 Prefeituras Regionais no maior programa de asfalto dos últimos anos”, disse o secretário das Prefeituras Regionais, Cláudio Carvalho.

Todo o investimento da SPTrans será para obras de recuperação, manutenção e recapeamento de faixas e corredores exclusivos de ônibus na cidade. Os recursos vêm do FMDT (Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito).

Corredores de ônibus

A Prefeitura também está negociando um financiamento junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no valor de R$ 450 milhões. O processo de financiamento está em estágio avançado, segundo a Prefeitura. As secretarias de Serviços e Obras e de Mobilidade e Transportes estão à frente dos entendimentos com o BNDES para liberação dos recursos.

O financiamento vai viabilizar a revitalização completa de sete eixos de corredores de ônibus, vias, faixas e passeios importantes da cidade, incluindo as obras do novo Rapidão, na Zona Sul. Em alguns corredores, o piso asfáltico será substituído pelo piso rígido (concreto).

O Rapidão previsto no projeto é o corredor de ônibus que será implantado na estrada de Itapecerica, entre o Terminal João Dias e o Terminal Capelinha, na Zona Sul, numa extensão de 3,4 km. Ele vai utilizar tecnologia de última geração, com equipamentos e mobiliário para cobrança desembarcada em estações de pré-embarque, onde será realizado o pagamento das passagens. Este modelo mais rápido de embarque e desembarque pode economizar até 20 minutos no tempo de percurso.

Os outros seis eixos viários incluídos no pacote do financiamento são os seguintes:

– Av. Imirim: da Av. Deputado Emídio Carlos até a Alameda Afonso Schmidt (4,6 km);

– Corredor João Dias: recomposição total e piso rígido desde o Terminal João Dias até a Av. Santo Amaro; e desde a Av. Santo Amaro até o cruzamento com a Av. dos Bandeirantes (7 km);

– Av. Interlagos: desde a Av. Washington Luiz até a Av. Atlântica (9 km)

– Estrada do M’Boi Mirim: Rua Ribeiralta e Rua Humberto Marçal, no Jd. Ângela (5 km)

– Av. Amador Bueno da Veiga (5 km)

– Av. Radial Leste: do Centro até o entroncamento com a Av. Aricanduva (7,9 km)

Na foto, Caio Megale, Secretário Municipal da Fazenda
Na foto, Caio Megale, Secretário Municipal da Fazenda Roberto Casimiro 

 

Obras em andamento

A etapa anterior do programa Asfalto Novo, que teve início em novembro de 2017, foi dividida em dois lotes e beneficia 76 vias. O primeiro lote tem investimento de R$ 200 milhões em 147 km de ruas e avenidas. Já o segundo, com investimento de R$ 150 milhões, contempla 110 km de vias. O fim dos trabalhos desta etapa está previsto para 30 de março.

Do total de R$ 350 milhões desta etapa, R$ 210 milhões são do Fundo de Multas, R$ 100 milhões do Tesouro Municipal e os outros R$ 40 milhões investidos pela SPTrans no recape de corredores de ônibus. Foi a primeira vez que se utilizou recursos de multas para obras de asfaltamento.

O Asfalto Novo traz como grande novidade a qualidade superior do asfalto utilizado, que garante o dobro de durabilidade ao recapeamento. Numa exigência da licitação, o asfalto deve durar oito anos, ao contrário dos quatro exigidos anteriormente.

O controle da qualidade já começa na visita às usinas que fornecerão a matéria-prima. Além dos ensaios tecnológicos e laudos fornecidos pelas próprias empresas, a Prefeitura também fará a verificação por meio de uma empresa independente. Mas a durabilidade do asfalto também depende da adequação das guias e sarjetas, que devem estar em boas condições. Para isso, as empresas responsáveis pelo recapeamento terão de fazer sua requalificação e conservação sempre que necessária.

Fonte: R7

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