Home Bcn Da periferia à Câmara: jovem se forma em Harvard e é eleita deputada

Da periferia à Câmara: jovem se forma em Harvard e é eleita deputada

3 primeira leitura
0

Com histórico de conquistas e superação, Tabata Amaral, de 24 anos, foi a sexta mais votada em São Paulo, com 265 mil votos válidos

 

Em janeiro de 2019, Tabata Amaral, de 24 anos, ocupará pela primeira vez o posto de deputada federal. Nascida na Vila Missionária (SP), a jovem de origem humilde venceu a corrida eleitoral pelo PDT com cerca de 265 mil votos válidos. Conforme informou a revista Veja, a nova integrante do Câmara dos Deputados foi a sexta mais votada no estado paulista.

Esta não é a primeira grande conquista de Tabata. Quando cursava o ensino fundamental em escola pública, a jovem se destacou por seu rendimento na Olimpíada Brasileira de Matemática. Diante disso, ela ganhou uma bolsa de estudos em um colégio particular. Lá, segundo ela, foi possível ter uma base para seguir seu sonho de estudar em uma faculdade no exterior.

Tabata se candidatou para a prestigiada Universidade Harvard (EUA), instituição de ensino superior na qual se graduou. Na época, ela também também foi aceita nas universidades norte- americanas: Caltech, Columbia, Princeton e Yale.

Em entrevista à revista, a mais nova parlamentar do Congresso Nacional disse que quando surgiu a oportunidade no exterior, pensou em não mudar de país. “Poucos dias depois de eu receber a notícia de que tinha passado na Harvard, meu pai morreu, eu quis desistir de tudo”, ressaltou, segundo a Veja. No entanto, convencida por professores, decidiu viajar e estudou astrofísica na universidade estrangeira. Com o passar dos anos, mudou o foco de sua formação para ciência política, com trabalho de conclusão de curso sobre a educação brasileira.

Engajamento político
Enquanto estudou e morou nos EUA, Tabata conheceu o candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, com quem mantém contato desde então. Esse foi um dos motivos que fizeram a paulista se candidatar pelo Partido Democrático Trabalhista. Entre suas propostas, o principal foco é a educação.

Fonte: Metrópoles

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por Bcn

Veja Também

Polícia Civil prende por tráfico de drogas casal que ostentava vida de luxo em bairro da periferia de Presidente Epitácio

Dinheiro, celulares e documentos apreendidos pela Polícia Civil na residência do casal Dup…