Maria Laura Rached acredita que os livros e gibis doados podem incentivar outras crianças a criarem o hábito da leitura. Tia-avó da menina dá nome à biblioteca da cidade.

 

Uma menina de 8 anos conhecida em Pederneiras (SP) por já ter lido mais de 400 títulos, entre livros e gibis, voltou a virar assunto na cidade depois de decidir doar parte de seu acervo particular para a biblioteca municipal.

Maria Laura Pereira Rached Afonso se diferencia das crianças da mesma idade por preferir as páginas de papel aos smartphones, tablets e outros equipamentos eletrônicos.

Sua atividade favorita é ler, principalmente na cama ou durante passeios com a família.

“Eu não consigo dormir sem ler. Tem noite que eu leio um gibi inteiro, às vezes até dois”, conta a pequena.

 

Menina de Pederneiras que já leu mais de 400 livros e gibis faz doação a biblioteca

Menina de Pederneiras que já leu mais de 400 livros e gibis faz doação a biblioteca

 

A garota é um orgulho para a família. Seu hábito de sempre ter por perto um livro já começa a influenciar até mesmo o irmão Pedro, de 4 anos.

“Desde pequena a gente começou a comprar livros e ela foi se interessando cada vez mais. Ela sempre fica empolgada pela espera por novos livros”, diz Ana Paula Pereira Rached, mãe da garota.

 

A menina decidiu decidiu doar mais de 100 livros de sua coleção pessoal para a biblioteca após conhecer a história da moradora que deu nome ao local. Paula Rached era tia-avó da Maria Laura e morreu aos 18 anos, em 1977, após enfrentar uma leucemia.

Maria Laura Rached ao lado de Daniela Martelini, coordenadora da biblioteca, durante a doação: "Agora podemos atrair mais crianças" — Foto: TV TEM/Reprodução

Maria Laura Rached ao lado de Daniela Martelini, coordenadora da biblioteca, durante a doação: “Agora podemos atrair mais crianças” (Foto:  Reprodução/TV TEM)

 

A própria Maria Laura explica que a decisão é a forma que ela encontrou de homenagear sua tia-avó e também incentivar outras crianças a terem o mesmo gosto pela leitura.

“Uma doação dessas é incrível, porque agora a gente tem mais material para oferecer, com maior variedade, e assim podemos atrair um número maior de leitores”, diz Daniela Martelini, coordenadora da biblioteca.

Maria Laura fez questão de levar pessoalmente os livros atér a biblioteca. Durante a doação, a pequena leitora explicou que as histórias contidas nesta centena de títulos já estão bem guardadas em sua memória.

A Biblioteca Municipal “Paula Rached” fica na Rua Santos Dumont, O-40, no jardim Bandeirantes, em Pederneiras. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3252-3100.

Paula Rached gostava de ler e foi homenageada tendo seu nome na Biblioteca de Pederneiras — Foto: Reprodução/TV TEM

Paula Rached gostava de ler e foi homenageada tendo seu nome na Biblioteca de Pederneiras (Foto: Reprodução/TV TEM)

Fonte: G1

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por BCN

Veja Também

Transporte público funciona parcialmente em dia de paralisação

Manifestantes voltam às ruas do país Diversas cidades brasileiras registram hoje (14) mani…