Às 11h39 desta terça (1º), advogado tornou-se o 19º governador do DF. ‘Temos que encarar que só através da política se fazem as transformações sociais’, disse.

 

Ibaneis Rocha (MDB) tomou posse como 19º governador do Distrito Federal às 11h39 desta terça-feira (1º). Durante o primeiro discurso no cargo, ele se comprometeu a fazer “política com P maiúsculo”.

“Só se faz política com políticos. Temos que encarar que só através da política se fazem as transformações sociais”, declarou.

As promessas de Ibaneis
Ao prestar juramento, ele prometeu respeitar a Lei Orgânica do DF e promover o bem geral do povo da capital federal. Neste momento, o governador fez uma brincadeira com o microfone que não funcionava: “Já começa com problema?”

A cerimônia ocorreu no auditório da Câmara Legislativa, com a presença de autoridades como o presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto; a presidente do TCDF, Anilceia Machado; o presidente do TJDF, Romão Oliveira; e a presidente do TRE-DF, Carmelita Brasil.

Ibaneis chega à Câmara Legislativa para posse — Foto: Pedro Borges/TV Globo

Ibaneis chega à Câmara Legislativa para posse (Foto: Pedro Borges)

O discurso
Durante o primeiro discurso depois de ser empossado como governador, Ibaneis lembrou o começo da campanha, quando ainda não tinha definição sobre qual partido pretendia se candidatar.

Segundo ele, a vontade de se candidatar veio de um sonho de “poucos malucos” e que foi “muito bem recebido no MDB, que não fez qualquer espécie de cobrança”.

Ibaneis também mencionou quando começou com menos de 2% de intenções de voto e depois venceu nas urnas no segundo turno.

Sessão de posse de Ibaneis Rocha — Foto: Renato Alves/Equipe de transição

Sessão de posse de Ibaneis Rocha (Foto: Renato Alves)

“Muitos se perguntam que fenômeno foi esse. O fenômeno não foi o governador. São as pessoas.”
Ibaneis disse que vai focar no bom relacionamento com os deputados distritais porque aprendeu, na carreira, a ouvir as demandas que chegam a ele.

A missa

Missa no Santuário Dom Bosco — Foto: Gabriel Luiz/G1

Missa no Santuário Dom Bosco (Foto: Gabriel Luiz)

No início da manhã, Ibaneis assistiu a uma missa no Santuário Dom Bosco. Ele chegou ao local pouco antes das 8h, acompanhado da mulher, Mayara Noronha, e da mãe, Maria Mercedes. O evento foi o primeiro compromisso do político no marco inicial do mandato.

A cerimônia foi celebrada pelo arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha. Além do vice-governador, Paco Britto, compareceram ao evento familiares e integrantes do primeiro escalão. Cerca de mil pessoas estavam na igreja. Fonte: G1

Veja Também

Mulher é presa após forjar sequestro em Viamão e pedir R$ 300 mil de resgate ao marido, diz polícia

Investigação do caso começou por volta do meio-dia de quarta-feira (16) e se estendeu até …