Home Bcn Instituto Rio Branco suspende aplicação de provas escritas do concurso de diplomata

Instituto Rio Branco suspende aplicação de provas escritas do concurso de diplomata

7 primeira leitura
0

Provas seriam aplicadas neste sábado (22/9) e domingo (23/9) e fazem parte da segunda etapa do concurso público que oferece 26 vagas

 

 

O Instituto Rio Branco suspendeu a aplicação das provas escritas de língua portuguesa e e língua inglesa do concurso para diplomatas, que ocorreriam neste sábado (22/9) e domingo (23/9). De acordo com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) , as novas datas serão divulgadas nesta sexta-feira (21/9). As informações foram publicadas no site da banca. O Cebraspe não informou o motivo da suspensão.

PUB

Embora o Cebraspe não tenha explicado o motivo da suspensão, o concurso foi questionado, nesta quarta-feira (19/9), pela Educafro que , por meio do diretor executivo Frei Davi dos Santos, protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF) sobre a situação de convocação para a segunda e terceira fases do concurso.

Segunda a representação, observou-se uma duplicação de nomes dos aprovados. Cinco cotistas negros e um candidato com deficiência obtiveram notas superiores a de corte da ampla concorrência. No entanto, ao publicar a convocação, os candidatos foram contabilizados em ambas as listas, fazendo com que eles ocupassem duas vagas simultaneamente. Ou seja, os seis candidatos estão computados preenchendo as vagas reservadas e as de ampla concorrência, o que configuraria um equívoco de acordo com a lei e com o edital do certam.

A representação cita ainda como base a Lei 12.990/2014, Art. 3º, par. 1º, que explica que os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência. Porém, os candidatos negros aprovados dentro do número de vagas oferecido pela ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.

O documento pediu esclarecimentos com intenção de que o concurso siga dentro do planejado e de forma justa prevista em edital. Ainda de acordo com o documento, o mesmo equívoco ocorreu no certame de 2015 e o Cebraspe e o Instituto Rio Branco retificaram o edital, incluindo antes da segunda fase os negros que haviam sido prejudicados pela dupla contabilização.

O concurso
O resultado da primeira fase do concurso foi publicado no último dia 14. Os nomes dos classificados e convocados para a segunda e terceira fases foram divulgados no Diário Oficial da União. O concurso contabilizou 5.294 inscritos a 26 vagas, o que correspondeu a uma concorrência de cerca de 203 candidatos por vaga.

A segunda fase do concurso é composta pelas provas escritas de português e inglês, que serão aplicadas, respectivamente, em 22 e 23 de setembro. Já a terceira fase será constituída pelas provas escritas de História do Brasil, geografia, política internacional, noções de economia, noções de direito e direito internacional público, língua espanhola e língua francesa. Os testes serão aplicados em 28 , 29 e 30 de setembro.

São oferecidas 26 vagas na classe inicial de terceiro secretário, sendo reservadas cinco vagas a candidatos negros e duas para candidatos com deficiência. A remuneração inicial é de R$ 18.059,83.

A banca organizadora do concurso é o Instituto Rio Branco (IRBr), com a colaboração do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Educafro
A Educafro é um projeto social coordenado pelo Frei David Raimundo Santos com o objetivo de promover a inclusão da população negra e pobre. No conjunto de suas atividades, a Educafro trabalha para que o Estado cumpra obrigações, através de políticas públicas e ações afirmativas na educação, voltadas para negros e pobres, promoção da diversidade étnica no mercado de trabalho, defesa dos direitos humanos, combate ao racismo e a todas as formas de discriminação.

Fonte: Correio Web

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por Bcn

Veja Também

Polícia Civil prende por tráfico de drogas casal que ostentava vida de luxo em bairro da periferia de Presidente Epitácio

Dinheiro, celulares e documentos apreendidos pela Polícia Civil na residência do casal Dup…