Home Bcn Notícias BCN Justiça nega pedido de Lula para ir ao enterro do irmão

Justiça nega pedido de Lula para ir ao enterro do irmão

3 primeira leitura
0

A juíza Carolina Lebbos, da 12º Vara Criminal de Curitiba, negou o pedido da defesa do ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva para que ele fosse ao enterro do irmão, Genival Inácio da Silva, mais conhecido como Vavá, que morreu nessa terça-feira (29).

O enterro será às 13h desta quarta-feira (30), no município de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

A juíza alega que não é insensível ao pedido, mas diante do parecer da Polícia Federal (PF) de que a logística para transportar o preso é inviável, a magistrada diz que se impõe a preservação da segurança pública e a integridade física de Lula.

Em despacho, o delegado responsável pela Superintendência da PF de Curitiba, Luciano Flores, argumenta que o transporte de Lula é impossibilitado seja porque os helicópteros da Polícia Federal estão nos resgastes de Brumadinho, seja pela falta de tempo para o deslocamento da única aeronave disponível no momento.

Outros argumentos usados são análises de risco, como fuga do preso ou protesto contra e a favor, além do efetivo policial que seria necessário para empregar uma escolta como esta.

A defesa do ex-presidente se baseia no Artigo 120 da Lei de Execução Penal, que fala que os condenados poderão obter permissão para sair, mediante escolta, quando ocorrer o falecimento ou doença grave de familiares, entre eles, irmãos.

O advogado de Lula também recorreu ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, que deu razão à juíza de primeira instância, reforçando a negativa para enterrar Vavá.

O Supremo Tribunal Federal (STF) também foi provocado, mas ainda não respondeu ao pedido da defesa. Fonte: Agência Brasil

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por BCN

Veja Também

‘Abraço’ na Serra da Moeda protesta por rompimento de barragem da Vale em Brumadinho

Realizado há 12 anos, projeto pede a conservação ambiental de cadeia montanhosa. Neste dom…