Acidente aconteceu na manhã desta quinta, na Estrutural. Adolescente foi levado ao Hospital de Base mas não resistiu aos ferimentos.

Um adolescente de 14 anos morreu após ser atropelado por um caminhão no Lixão da Estrutural, no DF. A vítima chegou a ser socorrida com vida e foi levada ao Hospital de Base, mas não resistiu.

Questionada pelo G1, a Secretaria de Saúde não deu detalhes sobre o acidente. A pasta informou que o menino – que não teve o nome divulgado – deu entrada no hospital pela manhã, passou por reanimação, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos.

Até a publicação desta reportagem, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que é responsável pela parte administrativa do lixão, não tinha se posicionado sobre o assunto. O local, que é o maior lixão a céu aberto da América Latina (veja abaixo) tem previsão para ser fechado até outubro.

Montanha de entulho no lixão da Estrutural, no DF (Foto: Wellington Hanna/G1)

Montanha de entulho no lixão da Estrutural, no DF (Foto: Wellington Hanna/G1)

Maior da América Latina

O lixão da Estrutural é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o maior lixão a céu aberto da América Latina. De acordo com o governo do Distrito Federal, é o segundo maior do mundo.

A área ocupa cerca de 200 hectares e está a apenas 20 quilômetros da Praça dos Três Poderes, em Brasília. Segundo o SLU, foram depositadas 830.055 toneladas de dejetos no lixão em 2016.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), o Brasil tem atualmente quase 3 mil lixões ou aterros irregulares que impactam a qualidade de vida de 77 milhões de pessoas.

Mudanças

Em maio, o governador Rodrigo Rollemberg comunicou à imprensa que o lixão seria fechado até outubro e o material que não for reciclável será enviado ao Aterro Sanitário de Samambaia – considerado mais moderno, já em atividade, e que irá substituir a longo prazo o lixão.

O material que pode ser reaproveitado será vendido pelas cooperativas cadastradas à usinas de reciclagem, no DF ou em outros estados.

Quer saber mais informações, notícias de todo o Brasil e do mundo? redebcn.
Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por Bcn