Home Bcn Notícias BCN Moradores de comunidades rurais de Montes Claros cobram reparos em pontes com problemas estruturais

Moradores de comunidades rurais de Montes Claros cobram reparos em pontes com problemas estruturais

8 primeira leitura
0

Ponte que liga Montes Claros a comunidade Monte Sião caiu e impossibilitou acesso de carro ao local; em São Pedro da Garça, ponte foi interditada há três meses pela prefeitura.

 

Moradores de uma comunidade de Montes Claros cobram reparos por parte da Prefeitura Municipal em uma ponte de madeira que caiu na última sexta-feira (4) e isolou o acesso de carro ao local. A região da zona rural conhecida por Monte Sião tem aproximadamente 60 residências e, para transitarem, as pessoas construíram um caminho por dentro do rio que corta uma propriedade. A estrutura que despencou ligava as comunidades Monte Sião, Morro Vermelho, Traíras e Tamboril.

A presidente da Associação de Moradores de Monte Sião, Liliane Leite Fonseca, informou ao G1 que há muitos meses a ponte apresentava sinais de que poderia despencar. “Já vinha em estado de conservação ruim. Em junho pedimos ao prefeito para reformar, mas não houve resposta. Inclusive, há vários meses o antigo presidente da associação apresentou um ofício que foi assinado pelo próprio prefeito, que disse que ia consertar”, diz.

A queda da ponte assustou os moradores e causou problemas. Liliane afirma que as crianças da comunidade vão ter que atravessar o rio para irem às aulas, quando voltarem de férias. Quem precisar ir à casa da familiares vai ter que estacionar com certa distância.

“Carro não passa, né? Tem uma antiga estrada que é muito ruim para passar, mas quem precisa com urgência passa por lá. Tinha uns parentes aqui, eles tiveram que deixar os carros do lado de lá e passar a pé pelo rio. O perigoso é que quando chover vai dar enchente, vamos ficar ilhados aqui”, questiona.

 

Moradores construíram caminho de pedra por dentro do rio que corta a comunidade rural — Foto: Liliane Leite/ Arquivo Pessoal

Moradores construíram caminho de pedra por dentro do rio que corta a comunidade rural (Foto: Liliane Leite/ Arquivo Pessoal)

Ainda no último sábado (5), a Prefeitura de Montes Claros informou que enviaria uma equipe ao local para fazer reparos. Nesta segunda (7), funcionários foram à comunidade e avaliaram a ponte. O município não informou até esta publicação em que prazo vai realizar a reforma.

 

Problemas em São Pedro da Garça

 

Ponte de São Pedro da Garça perdeu parte da estrutura há mais de três meses — Foto: Danilo Santos/ Arquivo pessoal

Ponte de São Pedro da Garça perdeu parte da estrutura há mais de três meses (Foto: Danilo Santos/ Arquivo pessoal)

Em outubro de 2018, uma ponte caiu próximo a comunidade de São Pedro da Garça, em Montes Claros. Um caminhão que transportava adubo passava pelo local no momento em que a estrutura desabou. Moradores que cobraram manutenção na estrada e na própria ponte afirmam não terem recebido retorno da Prefeitura Municipal até esta publicação.

O motorista do veículo que tombou há três meses contou ao G1 que o fluxo de caminhões que levam insumos agrícolas para a região e passam pela ponte é alto. “Já passei por várias vezes. Muitos caminhões passam por aqui porque tem muita fazenda na região e as coisas precisam chegar. Nós já reclamamos várias vezes junto à prefeitura, mas ninguém nunca fez nada”, disse o motorista Silvério Guerra.

 

Carreta tombou depois de uma tábua da ponte ter trincado na estrada rural de Montes Claros — Foto: Danilo Santos/ Arquivo pessoal

Carreta tombou depois de uma tábua da ponte ter trincado na estrada rural de Montes Claros (Foto: Danilo Santos/ Arquivo pessoal)

Um morador da comunidade afirma que uma equipe do município até foi ao local há alguns meses. Os responsáveis interditaram a ponte e colocaram placas que proíbem passagem de veículos de grande porte. Segundo o morador Danilo Santos, apesar dos pedidos, as reformas não aconteceram.

“Uma empresa que produz adubo na região até propôs asfaltar e construir ponte, mas a prefeitura disse que eles tinham que pagar uma multa se fossem mexer na estrada. A ponte está interditada para caminhão e ônibus. Os ônibus tiveram que mudar a linha”, diz.

 

Placa interditando via foi instalada pela Prefeitura de Montes Claros — Foto: Danilo Santos/ Arquivo pessoal

Placa interditando via foi instalada pela Prefeitura de Montes Claros (Foto: Danilo Santos/ Arquivo pessoal)

O G1 fez contato com a assessoria de comunicação do município para saber se existem prazos de reparos para as duas estradas. O órgão ainda não informou datas para realizar melhorias, mas confirma que já enviou equipes para avaliar a situação. Fonte: G1

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por BCN

Veja Também

A partir de julho, serviços do INSS serão acessados só por internet

Ida às agências ocorrerá apenas em casos de exigência específica Até julho, todos os servi…