Vista aérea feita neste domingo (23) com drone da Represa do Jaguari, partindo da cidade de Jacareí, no interior paulista, que compõe o Sistema Cantareira, atualmente com aproximadamente 34% de sua capacidade

O sistema continua em estado de alerta, que é quando o nível é igual ou menor de 40%.

 

 

Neste domingo (23), o nível do Sistema Cantareira registrou 34,4% da sua capacidade, segundo a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp). Na sexta-feira (21), o nível registrado era de 34,6%. Desde 29 julho, reservatório está em estado de alerta porque o armazenamento fica abaixo de 40% da capacidade.

O nível do reservatório de Rio Grande foi o único que aumentou em relação à sexta-feira, quando registrava 78,0%. Neste domingo, ele opera com 78,3% de sua capacidade.

Veja os índices de armazenamento registrados:

  • Cantareira: 34,4%
  • Alto Tietê: 46,7%
  • Guarapiranga: 50,6%
  • Alto Cotia: 44,0%
  • Rio Grande: 78,3%
  • Rio Claro: 38,7%

Estado de alerta

Desde 29 julho, o reservatório está em estado de alerta, quando a capacidade de armazenamento fica abaixo de 40%. Nessas condições, a quantidade de água qufe a Sabesp pode retirar do manancial é reduzida de 31 mil litros por segundo para 27 mil litros por segundo.

O Cantareira chegou a atender 9 milhões de pessoas só na região metropolitana de São Paulo, mas abastece 7,4 milhões desde a crise hídrica que atingiu o estado em 2014 e 2015, quando os sistemas Guarapiranga e o Alto Tietê passaram a absorver parte dos clientes para aliviar a sobrecarga do Cantareira durante o período de estiagem.

Em 2013, período pré-crise, o sistema Cantareira operava com uma média 44,11% de sua capacidade. Em maio de 2014, período da crise hídrica, seu volume atingiu 29,6% de sua capacidade, e a Sabesp passou a operar bombeando água de seu volume morto.

Especialistas têm demonstrado preocupação com os níveis atuais do Sistema Cantareira, abaixo daquele momento anterior à crise. O reservatório perdeu, em média, 1,1 bilhão de litros de água por dia desde abril, início do período de seca.

Fonte: G1

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por Bcn

Veja Também

Polícia Civil prende por tráfico de drogas casal que ostentava vida de luxo em bairro da periferia de Presidente Epitácio

Dinheiro, celulares e documentos apreendidos pela Polícia Civil na residência do casal Dup…