A promotora fazia parte da lista tríplice encaminhada ao presidente da República na semana passada

 

O presidente Michel Temer (MDB) definiu o nome da nova chefe do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A instituição será comandada por Fabiana Costa Oliveira Barreto, segundo publicação do Diário Oficial da União desta quarta-feira (31/10).

Reprodução

Reprodução

Aos 43 anos, completados no dia 23 de outubro, Fabiana atua como promotora há 18. É formada em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), tem aperfeiçoamento em ordem jurídica e Ministério Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público e mestrado em direito pela Universidade de Brasília (UnB).

Além de promotora de Justiça, ela integra o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e o Grupo Candango de Criminologia da Faculdade de Direito da UnB. Atualmente, é chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do DF e titular da Promotoria de Infância.

Quando foi escolhida para formar a lista tríplice, Fabiana disse que, caso seja indicada para o cargo, pretende atuar “sempre de forma combativa, com o Ministério Público na defesa da ordem jurídica e na defesa dos direitos coletivos, tanto na defesa dos cidadãos quanto no combate à corrupção”.

Os nomes que disputaram a sucessão do atual procurador-geral de Justiça, Leonardo Bessa, foram definidos por meio de votação, no dia 23 de outubro. Entre 10 candidatos ao posto – o maior número de postulantes da história do órgão –, foram escolhidos três: Elísio Teixeira, com 204 votos; Eduardo Gazzinelli, com 199; e Fabiana Costa Barreto, com 122.

Fonte: Metrópoles

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por Bcn

Veja Também

Estudo revela quão perdidos estaríamos se o GPS sofresse uma queda

Uma interrupção do serviço GPS poderia até mesmo causar uma perda diária de 1 bilhão de dó…