Home Bcn PT registra candidatura de Lula à Presidência da República

PT registra candidatura de Lula à Presidência da República

5 primeira leitura
0

Haddad, Manuela D’Ávila e Gleisi chegam ao TSE para registrar a candidatura de Lula(foto: Marília Sena)

Preso em Curitiba, ex-presidente pode ter o registro para concorrer negado por conta da condenação de 12 anos e um mês de prisão no caso do tríplex do Guarujá (SP)

 

 

O Partido dos Trabalhadores (PT) registrou a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, na tarde desta quarta-feira (15/8). A partir de agora, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avalia se existe algum impedimento para que o petista concorra nas eleições deste ano.

O registro foi apresentado por representantes do PT, já que Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. A presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, integrou a comitiva que seguiu até o TSE. Ela afirmou que o ex-presidente será representado por Fernando Haddad durante a campanha. “Lula é nosso candidato e vamos percorrer o país para apresentar suas propostas. Vamos divulgar as ideias. Ele será representado por Fernando Haddad. Podem prendê-lo, mas não podem impedir a circulação de suas ideias”, afirmou.

O TSE deve divulgar nas próximas horas o edital com o nome dos candidatos. A partir de então, será possível que qualquer partido ou concorrente entre com pedido de indeferimento de qualquer um das candidaturas ao Palácio do Planalto.

Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), por corrupção e lavagem de dinheiro, no processo relacionado ao tríplex do Guarujá (SP). Ele pode ser enquadrado no artigo da Lei da Ficha Limpa que proíbe a participação na disputa eleitoral de condenados por um tribunal colegiado. Após a publicação do edital, a defesa dos candidatos impugnados tem até cinco dias para apresentar recurso.

O relator do caso, cujo ministro deve ser definido ainda hoje pelo TSE, deve produzir um parecer sobre a situação do candidato. O prazo máximo para todo o trâmite se encerra 20 dias antes do primeiro turno das eleições, marcado para 7 de outubro. Ou seja, a data-limite é 18 de setembro.

Manifestação

Do lado de fora do TSE, cerca de 5 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, em sua maioria  integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), protestam para que a candidatura de Lula seja aceita pelo TSE.  A Polícia Militar fez um cordão de isolamento, em volta do prédio.

Com bandeiras, camisas e bonés do MST, os integrantes do movimento entoam gritos de guerra em apoio ao ex-presidente. Em um acordo com a PM, os manifestantes se comprometeram a não usar pedaços de madeira nas bandeiras, mas a regra acabou descumprida.

A partir desta quinta-feira (16/8), a propaganda eleitoral será permitida por meio de anúncios pagos em veículos de comunicação de mídia imprensa. Está liberada também a campanha na rua, com a distribuição de santinhos, na internet. A propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio tem início em 31 de agosto.

Fonte: Correio Braziliense

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por Bcn

Veja Também

Polícia Civil prende por tráfico de drogas casal que ostentava vida de luxo em bairro da periferia de Presidente Epitácio

Dinheiro, celulares e documentos apreendidos pela Polícia Civil na residência do casal Dup…