Fundamental para a construção da identidade nacional do hip hop, o quarteto paulistano passa por dez cidades do Brasil, de julho a outubro, com show retrospectivo.

Formado em 1988 na periferia da cidade de São Paulo (SP), quando o hip hop brasileiro ainda estava em processo de consolidação, o grupo de rap Racionais MC’s celebra 30 anos de vida em turnê nacional que passará por dez cidades do Brasil entre 20 de julho e 12 de outubro.

Na rota da turnê intitulada Racionais 3 Décadas – Tour 2019, Edi Rock, Ice Blue, KL Jay e Mano Brown refazem no roteiro um percurso que os levou dos guetos do hip hop ao mainstream da indústria da música.

No caso, esse mainstream é simbolizado pelas arenas, ginásios e casas associadas a marca de cartão de crédito em que o show retrospectivo do quarteto será apresentado com músicas de todos os discos dessa trajetória de 30 anos.

O show da turnê seguirá os moldes da apresentação feita pelo grupo na cidade natal de São Paulo (SP) em novembro de 2018, ano marcado por recesso do quarteto.

O grupo de rap Racionais MC's tem discos emblemáticos como 'Sobrevivendo no inferno', de 1997 — Foto: Klaus Mitteldorf / Divulgação
O grupo de rap Racionais MC’s tem discos emblemáticos como ‘Sobrevivendo no inferno’, de 1997 – Foto: Klaus Mitteldorf / Divulgação

Centrado na figura inicialmente marrenta e arisca do vocalista Mano Brown, nome artístico do cantor e compositor paulistano Pedro Paulo Soares Pereira, o grupo Racionais MC’s surgiu com a intenção de dar voz ao gueto, sobretudo aos negros excluídos no apartheid social em vigor desde a formação do Brasil.

Mesmo que atualmente tenha sido superado por manos como Criolo e Emicida, ambos com voz ativa no mesmo mainstream, o grupo Racionais MC’s foi fundamental para a construção da identidade do hip hop nacional.

Tendo como referência o som black feito por Jorge Ben Jor e Tim Maia (1942 – 1998) na década de 1970, os Racionais MC’s deram voz a quem tinha sido calado pelo sistema opressor. E se fizeram ouvir tanto pelas vítimas como pelos algozes desse sistema.

O álbum Sobrevivendo no inferno, lançado pelo grupo em 1997 no momento áureo da carreira, resiste ao tempo como um dos discos mais importantes do Brasil.

Por mais que haja certa contradição na realização de turnê direcionada para espaços tradicionalmente ocupados por públicos de classes sociais mais abastadas, a rota do show Racionais 3 Décadas – Tour 2019representa sobretudo a vitória e a expansão do hip hop no Brasil.

O rap já saiu do gueto, como é reiterado no percurso da turnê de Edi Rock, Ice Blue, KL Jay e Mano Brown:

♪ 20 de julho – Arena Petry – Florianópolis (SC)

♪ 2 de agosto – Arena Sabiázinho – Uberlândia (MG)

♪ 3 de agosto – Ginásio Nilson Nelson – Brasília (DF)

♪ 17 de agosto – Live Curitiba – Curitiba (PR)

♪ 24 de agosto KM de Vantagens Hall RJ – Rio de Janeiro (RJ)

♪ 14 de setembro – KM de Vantagens Hall BH – Belo Horizonte (BH)

♪ 4 de outubro – Arena Fonte Nova – Salvador (BA)

♪ 5 de outubro – Classic Hall – Recife (PE)

♪ 12 de outubro – Credicard Hall – São Paulo (SP)

Fonte: G1

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Evelyn Agnes
Carregar mais por BCN

Veja Também

Com 153 pontos a mais, Virada Cultural de 2019 se espalhará para 250 locais em todas as subprefeituras de São Paulo

Bailarinas se apresentam na Virada Cultural de 2018 No ano passado, evento ficou mais no C…