Home Bcn Saiba o que é o fator previdenciário e como isso pode afetar sua vida

Saiba o que é o fator previdenciário e como isso pode afetar sua vida

6 primeira leitura
0

“Vale simular no site para ver valor”, diz especialista/Contábeis – Economia

Fórmula do INSS é direta: quanto menor a idade na data da aposentadoria e maior a expectativa de vida, menor o fator previdenciário

 

 

O nome assusta, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Uma coisa é certa: todos aqueles que querem se aposentar por tempo de contribuição estão sujeitos ao fator previdenciário. Mas afinal, o que é?O fator previdenciário é um cálculo que leva em conta o tempo de contribuição do trabalhador, sua idade e a expectativa de vida no momento da aposentadoria.Assim, quanto menor a idade na data da aposentadoria e maior a expectativa de vida, menor o fator previdenciário e, portanto, menor o benefício recebido. Quanto mais velho e quanto maior for o tempo de contribuição do trabalhador, maior será o valor da aposentadoria.

“Esse fator foi criado em 1999 na reforma feita pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. É um jeito de inibir que as pessoas se aposentassem muito cedo”, explica o advogado especialista em direito previdenciário, João Badari.

Entenda o cálculo

A aposentadoria por tempo de contribuição leva em conta apenas o tempo que o trabalhador contribuiu para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para pedir esse tipo de aposentadoria, a mulher precisa ter contribuído por 30 anos e o homem por 35 anos. Independentemente da idade.

Para o cálculo do valor da aposentadoria, neste caso, é feita uma média de 80% dos salários recebidos de 1994 até a data atual, ajustados pela inflação. O resultado é o valor integral da aposentadoria.

Esse valor integral será multiplicado pelo fator previdenciário para chegar ao valor que o beneficiário receberá de aposentadoria. A fórmula usada para chegar ao fator leva em conta o tempo de contribuição até o momento da aposentadoria, a idade do trabalhador na hora da aposentadoria e a expectativa de anos que ele ainda tem de vida, além da alíquota, que é fixa.

O professor José Roberto Ferreira, especializado em previdência, infraestrutura e mercado de capitais na Saint Paul, explica a fórmula para que o beneficiário possa ser aposentar com o valor integral. “Uma mulher que tem 55 anos de idade e contribuiu por 30 anos com a previdência, somando os dois tempos ela terá 85, desta forma, poderá se aposentar com o valor integral”, diz. “No caso dos homens, essa soma é 95. As pessoas que pretendem se aposentar com menos idade terão uma penalidade que é o fator previdenciário.”

“Quanto maior a idade da pessoa no momento da aposentadoria, maior o valor que receberá. Acima desses 85 pontos para mulher e 95 para os homens, o fator previdenciário não diminui o valor do benefício”, avalia Badari. “Mas a questão do tempo de vida é muito relativa, um morador do bairro de Pinheiros, em São Paulo, tem uma expectativa maior que outro que more na Cidade Tiradentes, por exemplo”.

Ferreira orienta os beneficiários a avaliarem bem antes de pedir a aposentadoria para não ter arrependimento. “Se faltar pouco tempo, melhor esperar para receber o valor integral”, diz. “ O melhor a fazer é entrar no site, fazer simulações e na dúvida compareça a uma agência do INSS.”

Fonte: R7

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por Bcn

Veja Também

Polícia Civil prende por tráfico de drogas casal que ostentava vida de luxo em bairro da periferia de Presidente Epitácio

Dinheiro, celulares e documentos apreendidos pela Polícia Civil na residência do casal Dup…