Cidade está na rota de lama de barragem da Vale que entrou em alerta máximo para o risco de rompimento.

A Defesa Civil de Minas Gerais fará nesta quarta-feira (3), um treinamento para retirada de moradores em caso de rompimento de barragem, com a população de São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central do estado. O simulado ocorrerá às 15h.

Segundo o órgão estadual, 2444 pessoas seriam atingidas na zona secundária de salvamento e a lama chegaria nos pontos após 07h45min de rompimento da barragem Sul Superior, da Vale, em Barão de Cocais. A estrutura entrou em alerta máximo para o risco de rompimento na noite do dia 22 de março.

Todas as barragens que estão em alerta máximo foram construídas seguindo o método de alteamento a montante, o mesmo usado na estrutura da mina do Feijão que causou a tragédia em Brumadinho, no dia 25 de janeiro deste ano.

Os moradores da cidade serão reunidos em 13 pontos de encontro durante o simulado.

Moradores de Nova lima, Raposos, Itabirito, Igarapé, Barão de Cocais e Santa Bárbara já receberam o simulado desde que quatro barragens da Vale entraram para o Nível 3 de risco.

Vandalismo

A Defesa Civil de Minas Gerais disse na terça-feira (2) que recebeu denúncias de vandalismo em placas de sinalização de rotas de fuga instaladas pela Vale em São Gonçalo do Rio Abaixo. As denúncias mostram que as placas estão sendo viradas, e com isso os sentidos das rotas de fugas ficam alterados. Fonte: G1

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por BCN