Home Bcn Sete pesquisadoras brasileiras levam prêmio Para Mulheres na Ciência

Sete pesquisadoras brasileiras levam prêmio Para Mulheres na Ciência

2 primeira leitura
0

Por Tâmara Freire

 

Sete jovens mulheres pesquisadoras brasileiras foram escolhidas para receber o prêmio Para mulheres na Ciência em reconhecimento pelos seus trabalhos. A iniciativa que está em sua décima terceira edição vai premiar cada pesquisadora com uma verba de R$ 50 mil para que elas possam aplicar em suas pesquisas.

A premiação abrange quatro áreas do conhecimento  Ciências da Vida, Matemática, Química e Física.

Todas as agraciadas nesta edição são pesquisadoras de universidades públicas. Uma delas é a médica Fernanda Cruz, especialista em medicina regenerativa e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sua atividade acadêmica é voltada para o tratamento de doenças respiratórias.

A edição 2018 bateu recorde de inscrições: 524. 34% a mais que em 2017.

Um número que mostra, por um lado, a quantidade expressiva de jovens mulheres fazendo ciência no Brasil,  mas por outro, como conta Fernanda evidencia a queda ano financiamento para esses trabalhos

Além de Fernanda, foram premiadas em ciências da vida as pesquisadoras Ethel Willhem, da Universidade Federal de Pelotas e Angélica Vieira, da Universiade Federal de Minas Gerais.

Na área de Física, a vencedora é Jaqueline Soares, da Universidade Federal de Ouro Preto, em Matemática, Luma Lomanaco, da USP e em química, Natalia Lima, da Universsidade Federal de Pernambuco.

Em suas 13 edições, o Prêmio Para Mulheres na Ciência, promovido pela Loreal e a Academia Brasileira de Ciências, com o apoio da Unesco já agraciou 82 pesquisadoras.

Fonte: EBC

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por Bcn

Veja Também

Polícia Civil prende por tráfico de drogas casal que ostentava vida de luxo em bairro da periferia de Presidente Epitácio

Dinheiro, celulares e documentos apreendidos pela Polícia Civil na residência do casal Dup…