Terremoto deixou um rastro gigantesco de destruição pelo país

Terremoto deixou um rastro gigantesco de destruição pelo país (Foto: Stringer/Reuters – 29.09.2018)

Área afetada é maior do que a imaginada e muitas pessoas ficaram presas nos escombros causados pelos tremores

 

O terremoto, seguido por tsunami que atingiu a ilha de Sulawasi, na Indonésia, na última sexta-feira (28) deixou cerca de 832 pessoas mortas.

Segundo informações da agência de notícias Al Jazeera, o porta-voz da agência nacional de mitigação de desastres, Sutopo Purwo Nugroh, falou em coletiva que a área afetada é maior do que a imaginada, e que muitas pessoas ficaram presas nos escombros ocasionados pelos tremores de magnitude 7,5, e ondas de seis metros que atingiram o local.

O presidente indonésio, Joko Widodo, viajou até o local neste domingo para avaliar a situação dos locais atingidos, entre eles a cidade de Palu e Donggala. Outras localidades também tiveram prejuízos por conta dos tremores.

A Cruz Vermelha aponta que, aproximadamente, 1,6 milhão de pessoas foram atingidas pelo desastre e enviou dois helicópteros para Donggala com suprimentos de emergência.

A cidade de Palu, na ilha de Sulawesi, na Indonésia, foi atingida por um forte terremoto de 7,5 de magnitude. O tremor provocou um tsunami, com ondas de três metros de altura, que varreram a estância turística. Segundo o balanço divulgado pelas autoridades locais neste sábado (29), já são mais de 382 mortos e 540 feridos na tragédia. Mas o número de vítimas fatais ainda deve aumentar, segundo um porta-voz da equipe de resgate contou à agência Reuters

Foto: Antara Foto/Rolex Malaha via Reuters – 29.09.2018

A cidade de Palu, na ilha de Sulawesi, na Indonésia, foi atingida por um forte terremoto de 7,5 de magnitude. O tremor provocou um tsunami, com ondas de três metros de altura, que varreram a estância turística. Segundo o balanço divulgado pelas autoridades locais neste sábado (29), já são mais de 382 mortos e 540 feridos na tragédia. Mas o número de vítimas fatais ainda deve aumentar, segundo um porta-voz da equipe de resgate contou à agência Reuters

Com uma grande intensidade, o tremor destriuu milhares de casas, hospitais, hotéis e estabelecimentos comerciais. Após o principal tremor, outros menores continuaram a acontecer, causando ainda mais desastres. Momentos depois, a chegada do tsunami atingiu muitas pessoas que estavam nas praias e foram pegas de surpresa.

RESGATE

As equipes responsáveis pelo resgate tiveram grandes dificuldades, principalmente por causa do corte de energia. Mas também há a questão do bloqueio de cidades, uma delas é Palu, que ficou totalmente isolada devido à queda de uma ponte. Palu teve seu aeroporto fechado porque a pista foi danificada e o principal hospital local também sofreu grandes avarias.

Fonte: R7

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por Bcn