Home Bcn Notícias BCN Viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros não entrou em licitação para manutenção da Prefeitura: ‘Não havia sinal’, diz Covas

Viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros não entrou em licitação para manutenção da Prefeitura: ‘Não havia sinal’, diz Covas

15 primeira leitura
0

Prefeito afirmou que em outros 33 viadutos e pontes foi constatada necessidade de ‘remediação preventiva’. Cinco carros foram atingidos.

 

O prefeito Bruno Covas (PSDB) afirmou que a prefeitura abriu no dia 9 de novembro licitação para contratar empresas que irão desenvolver projetos de manutenção de 33 pontes e viadutos, que não inclui o que cedeu na Marginal Pinheiros nesta quinta-feira (15).

“Vistorias sempre acontecem, desde o início do ano passado, quando a prefeitura verificou que há 33 viadutos aqui da cidade que mereciam alguma atenção. Esse não, volto a dizer, não havia nenhum sinal externo que pudesse indicar que isso iria acontecer. Mas a gente já verificou que em outros 33 é necessária uma remediação preventiva para que eventos assim não aconteçam no futuro. Então desde o ano passado a gente vem tratando da licitação e da contratação de uma empresa para poder fazer a remediação preventiva necessária. Mas nenhuma situação urgente”, disse o prefeito em visita ao local do incidente.

“O estudo para saber o que aconteceu e qual o remédio a ser adotado é que deve ser concluído até o fim do feriadão”, assinalou o prefeito.

Segundo a prefeitura, a fiscalização das estruturas dos 185 viadutos e pontes sob a responsabilidade da prefeitura é feita por meio de vistorias periódicas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Siurb).

No ano passado, foi retomado o Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos, “abandonado pela gestão concluída em 2016”, ainda segundo a prefeitura. Depois de ter sido suspensa por questionamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Município, foi aberta, no último dia 9, licitação para contratação de empresas que irão desenvolver projetos estruturais e executivos de requalificação e laudos técnicos para manutenção de 33 pontes e viadutos (veja lista abaixo).

Equipes da prefeitura de São Paulo avaliam estragos em viaduto da Marginal Pinheiros

Equipes da prefeitura de São Paulo avaliam estragos em viaduto da Marginal Pinheiros

 

Em nota, a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad afirmou que é “irresponsabildade atribuir responsabilidade à gestão anterior”

“A definição das prioridades foi decidida em conjunto com o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco). A secretaria informa, ainda, que durante as vistorias não foram constatados riscos estruturais”, diz nota.

Covas também afirmou ainda nesta quinta que serão iniciadas as obras de escoramento do viaduto e, assim que for concluída uma análise sobre as causas da fenda, será necessário uma outra obra, estrutural, no viaduto.

“Os técnicos estão analisando, ainda hoje deve começar o escoramento para que o peso que esta agora sob a viga possa ser retirado e a partir do momento que se tem um novo apoio vai ser possível concluir o estudo e segundo, de qual vai ser a obra de engenharia necessária. A primeira questão poder fazer este ponto de apoio mas nenhum dano aqui ao viaduto, e a partir de que estiver este novo apoio vai poder se constatar a obra necessária”, disse Covas.

Segundo ele, é possivel que os trabalhos para liberar a marginal se estendam por todo o feriado prolongado, mas a intenção é tentar liberar pelo menos parte do trecho o quanto antes.

Bruno Covas fala com a imprensa após viaduto da Marginal Pinheiros ceder — Foto: TV Globo/Divulgação

Bruno Covas fala com a imprensa após viaduto da Marginal Pinheiros ceder (Foto: Divulgação/TV Globo)

 

Bruno Covas garantiu ainda que não há risco em outras estruturas na cidade. “Não (há risco em outros locais), porque o problema foi pontual na viga tanto que agora vai ser feito um outro apoio para que o viaduto possa deixar de fazer agora todo o peso em cima dessa viga que está danificada. Então, nele, estruturalmente, não há nenhum outro ponto de atenção”, disse o prefeito.

“A prefeitura tem feito todo o trabalho possível, a vistoria é permanente não apenas pela secretaria de obras, mas também por qualquer técnico da CET que verifica uma irregularidade, qualquer agente da GCM que avisa a secretaria de obras que manda uma equipe para o local. Então a prefeitura tem feito tudo o que é possível, volto a dizer, aqui não há nenhuma anomalia externa, nenhum sinal que pudesse indicar que isso pudesse acontecer no dia de hoje”, garantiu Covas.

Técnicos observam a parte que cedeu no viaduto da Marginal Pinheiros — Foto: TV Globo/Reprodução

Técnicos observam a parte que cedeu no viaduto da Marginal Pinheiros —(Foto: Reprodução /TV Globo)

Incidente

O viaduto da pista expressa da Marginal Pinheiros, a 500 metros da Ponte do Jaguaré, Zona Oeste de São Paulo, no sentido Castello Branco, cedeu cerca de dois metros por volta de 3h30. Poucos motoristas trafegavam pela via , um teve escoriações leves e cinco carros ficaram danificados. O viaduto passa por cima da linha 9-Esmeralda, que não teve o funcionamento afetado.

O local é rota de acesso à rodovia Castello Branco, e provoca congestionamento na região na manhã desta quinta, primeiro dia de feriado prolongado. Pedaços do concreto do viaduto caíram sobre um alojamento da CPTM, que não estava sendo utilizado na madrugada desta quinta.

O secretário de transportes, João Otaviano, afirmou que uma das placas de apoio das juntas de dilatação, obrigatórias em estruturas elevadas, como pontes, viadutos e alças, cedeu. Otaviano disse que aguarda as equipes técnicas para fazer uma análise mais precisa do rebaixamento.

“Foi uma estrutura que se deslocou. Vamos fazer uma área de proteção, tomar medidas no entorno. Vai haver uma intervenção importante na região”, afirmou. Ele disse que não é possível precisar quanto tempo durará a interdição na pista. Um escoramento da estrutura será feito ainda nesta quinta.

Segundo o secretário, não havia indícios de problemas no viaduto. “A estrutura estava funcionando normalmente. Seguramente, aconteceu alguma coisa fora do padrão, algum deslocamento. As equipes precisam entender e fazer a proteção da estrutura”, completou. Otaviano garantiu que a Prefeitura de São Paulo faz avaliações em todas as obras viárias, mas ocorreu uma “situação particular”. (Veja nota da Prefeitura abaixo)

A Polícia Científica informou que uma euipe de engenharia do Instituto de criminalística foi até o viaduto e serão elaborados laudos periciais para explicar as causas do desmoronamento e aconstatação dos danos. Após a conclusão, os laudos serão encaminhados ao 14º Distrito Policial, que vai investigar o caso.

O trânsito está sendo desviado para a pista local da Marginal Pinheiros. O primeiro ponto de desvio é na Ponte Cidade Jardim. Com o tráfego todo desviado para a pista local, os motoristas não encontram um acesso direto para a Castello, que normalmente é feito pela pista expressa. Segundo a CET, é preciso continuar até a Marginal Tietê e fazer o retorno pela Ponte dos Remédios, acessando a pista sentido Castello.

Veja onde viaduto cedeu na Marginal Pinheiros — Foto: Juliane Souza/Arte G1

Veja onde viaduto cedeu na Marginal Pinheiros — Foto: Juliane Souza

Nota da gestão anterior

“Passados quase dois anos e a atual administração ainda não aprendeu a lidar com a cidade de São Paulo. Atribuir alguma responsabilidade à gestão anterior é no mínimo irresponsabilidade. De acordo com a própria Defesa Civil estadual, as placas do viaduto sofreram dilatação, o que provocou o desnível. O secretário Machado Neto definiu como uma situação atípica e o engenheiro Marcos Penido qualificou como uma questão pontual. Como diante deste quadro atribuir responsabilidade a gestão anterior? O ocorrido foi fruto de um acontecimento inusual e inédito, sobre um canteiro de obras da CPTM. Deve sim ser apurado, para que não ocorra em outros locais da cidade”.

Lista das pontes e viadutos que fazem parte da licitação:

Ponte Jânio Quadros

Ponte Freguesia do Ó

Ponte Cidade Universitária

Ponte Eusébio Matoso

Ponte Eng. Roberto Rossi Zuccolo

Ponte Cruzeiro do Sul

Ponte do Limão

Ponte do Tatuapé

Ponte Aricanduva

Ponte da Casa Verde

Ponte das Bandeiras

Ponte e Viaduto Presidente Dutra

Viaduto Elias Nagin Brein

Viaduto Naor Guelfi

Viaduto Miguel Mofarrej

Viaduto Pacheco Chaves

Viaduto General Olimpio da Silveira

Viaduto Alberto Badra

Viaduto Carlos Ferraci

Viaduto Alcântara Machado

Viaduto Brigadeiro Luiz Antônio

Viaduto Gal. Euclides Figueiredo

Viaduto Gal. Marcondes Salgado

Carregar Mais Artigos Relacionados
Carregar mais por Redação BCN
Carregar mais por BCN

Veja Também

A partir de julho, serviços do INSS serão acessados só por internet

Ida às agências ocorrerá apenas em casos de exigência específica Até julho, todos os servi…